Thursday, November 13, 2008

O ÍNDICE BIG MAC



UMA BRINCADEIRA QUE SERVE COMO UM BOM PARÂMETRO

O índice Big Mac foi criado há 16 anos pelo The Economist, numa versão econômica bem humorada, para ajudar a compreender a paridade das taxas de câmbio. Normalmente a paridade, no médio prazo, entre as moedas é dada pelo valor que assume uma cesta de bens e serviços, em português claro, é o chamado índice de custo de vida que, em última instância, faz com que uma moeda seja mais forte do que outra. Em outras palavras se as mercadorias são mais baratas num país que em outro a sua moeda é mais forte. O The Economist simplificou a comparação trocando a medida usual de custo de vida (uma cesta de mercadorias) por um Big Mac (o sanduíche que a McDonald’s produz, com a mesma qualidade, em mais de 120 países). Assim o Big Mac PPC (Paridade do Poder de Compra) parte do princípio que se todas as moedas fossem iguais os sanduíches custariam o mesmo preço dos Estados Unidos. A comparação dos preços de cada país, com as taxas de câmbio praticadas pelo mercado, permite verificar se as moedas estão sobre ou subvalorizadas. A brincadeira pode não ser exata, porém é um indicador bastante válido, com as restrições cabíveis. Uma tabela, como a que pode ser visualizada abaixo, pode ser bastante ilustrativa:



PAÍSES Big Mac Big Mac PPC Taxa de Valorização
em Moeda Local em Dólares Big Mac Câmbio Real + Acima
Abril/2002 - Abaixo

EUA 2,49 2,49 - - -
Argentina 2,50 pesos 0,78 1,00 3,13 - 68
Brasil 3,60 reais 1,55 1,45 2,34 - 38
Reino Unido 1,99 libras 2,88 1,25 1,45 16
Chile 1.400 pesos 2,16 562 655 - 14
China 10,50 iuans 1,27 4,22 8,28 - 49
Japão 262 ienes 2,01 105 130 - 19
México 21,90 pesos 2,37 8,80 9,28 - 5
Uruguai 28 pesos 1,66 11,2 16,8 - 33
Fonte: The Economist.

Explicando a tabela: na 1a. linha temos o Big ao preço da moeda local, na 2a. o preço em dólares; o PPC é dado pela divisão do preço no país pelo preço do Big nos Estados Unidos. A taxa de câmbio real, na 5a. coluna, é a efetivamente praticada e na sexta comparamos o PPC do Big com esta última para ver se a moeda está sobre ou subvalorizada. Como se pode ver dos resultados obtidos o dólar americano está sobrevalorizado em relação à de todas as moedas dos países listados menos do Reino Unido, ou seja, a moeda americana está cotada num valor acima do que, realmente, possui. Isto é possível porque os movimentos de curto prazo são especulativos, isto é, o preço da moeda sobe, ou desce, dependendo da oferta e da procura, mas, no longo prazo, o seu preço deve baixar para se adaptar ao mundo real. É o que indica o Big Mac PPC. No médio e longo prazo as moedas tendem a se estabilizar num nível que retrata a relação entre os preços dos índices de custo de vida dos países.

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