Thursday, October 30, 2008

BALANÇO DE PAGAMENTOS




O Balanço de Pagamentos é o registro de todas as transações econômicas que o país realiza com o resto do mundo, num determinado período (geralmente um ano) que permite avaliar sua situação econômica em relação às demais nações

Estrutura do Balanço de Pagamentos

Balanço de Pagamentos
1- Balança Comercial
1.1- Exportações
1.2- Importações
2- Balança de Serviços
2.1- Transportes, Fretes, Seguros, etc
2.2- Turismo e Viagens Internacionais
2.3- Rendas de capital: remessa de lucros, lucros reinvestidos e juros
2.4- Serviços governamentais
2.5- Diversos
3- Transferências Unilaterais
4. Saldo em Transações Correntes: 1+ 2+3
5. Movimento de Capitais
5.1- Investimentos Diretos (IED)
5.2- Reinvestimentos
5.3- Empréstimos e Financiamentos
5.4- Amortizações de Empréstimos
5.5- Capitais de curto prazo
5.6- Outros capitais
6. Erros e Omissões
7. Saldo Total do Balanço de Pagamentos : 4+5+6
8. Transações Compensatórias
8.1 – Variação das reservas
8.2 – Operações de Regularização
8.3- Atrasados

SIGNIFICADO DAS CONTAS

A Balança Comercial registra a movimentação exclusivamente das mercadorias, ou seja dos bens tangíveis. Seu saldo é dado pelas vendas ao exterior (exportação) e compras (importação).

A Balança de Serviços agrega as transações com os intangíveis de forma geral, daí ser chamada também de balança dos invisíveis. Os registros de serviços podem também ser classificados em serviços de fatores e serviços de não fatores.

As Transferências Unilaterais representam os pagamentos sem contrapartida.

O saldo somado destes três grupos é denominado de saldo de pagamento em transações correntes e, normalmente, apresenta déficit em países como o Brasil o que representa que, no período, o país não conseguiu com sua atividade produzir divisas suficientes para pagar as despesas contraídas com o resto do mundo no mesmo período.
O movimento de capitais (ou Balança de Capitais) registra as transações envolvendo investimentos, empréstimos e financiamentos entre os países.

CONCLUSÕES SOBRE O BALANÇO DE PAGAMENTOS

Do exposto fica claro que o saldo do balanço de pagamentos deve ser idêntico ao saldo das transações compensatórias. Assim se chamarmos o saldo do balanço de pagamentos de BP e o resultado das transações compensatórias de RE, diremos que: BP= -RE, daí também se conclui que o resultado do balanço de pagamentos em transações correntes ( TC) é igual à soma do Movimento de Capitais (MC) com o saldo das transações compensatórias, ou seja, temos que : TC= MC + RE

TAXA DE CÂMBIO

Define-se Taxa de Câmbio como o preço, em moeda nacional, de uma unidade de moeda estrangeira. Uma elevação da taxa de câmbio representa uma desvalorização da moeda enquanto uma baixa representa sua valorização. Uma desvalorização tende a estimular as exportações e desestimular as importações e a valorização possui a tendência de ter o efeito oposto. Existem três regimes cambiais: o flutuante, o fixo e o misto. No flutuante a moeda oscila livremente e é o equilíbrio do mercado que define o valor da moeda. O regime fixo é determinado pelo Banco Central, mas o mecanismo de intervenção é feito pela compra e venda de moeda estrangeira, ou seja, o Banco Central tem que possuir moeda suficiente para ser o grande comprador e vendedor do mercado. No regime misto a taxa varia dentro de determinados limitados fixados pelo Banco Central (ex.: as bandas cambiais).


AJUSTE DO BALANÇO DE PAGAMENTOS
Todo país procura ter o seu balanço de pagamentos ajustados, de forma que como é mais difícil aumentar as exportações que conter as importações os mecanismos privilegiam esta via. Ao principais são:

1) desvalorização cambial
2) elevação dos impostos de importação
3) estabelecimento de cotas de importação
4) concessões de subsídios às exportações
5) imposição de restrições à saída de capital e/ou remessa de recursos ao exterior
6) redução dos níveis de atividade econômica
7) elevação interna dos juros

No comments: